Você acaba de baixar aquele joguinho, se vicia mais do que o povo da Crackolândia, junta um monte de grana pra comprar coisinhas e percebe que elas são muito mais caras do que você imaginava. O melhor de tudo é ver que o jogo vende dinheiro a preço de adamantium.

O que mais me mata de raiva é que isso acontece com frequência em jogos pagos, ou seja, eu acabo de desembolsar uma graninha no jogo e ainda vou ter que trocar dinheiros de verdade por dinheiros de mentira?

Mas nem tudo está perdido, meu caro padawan, existe um programinha bem bacana para mudarmos alguns valores do jogo (dinheiro, vidas, life e o que mais você conseguir encontrar). Ele tira boa parte da graça dos jogos, mas, se usado nas horas certas, vai te poupar algumas horas passando de fases chatas só pra comprar aquele item legal que custa metade do seu rim esquerdo.

Duvido!

Veja você mesmo:

Eu quero, eu quero, eu quero!!

Gostou da ideia, não foi? Mas antes você precisa ter um celular rooteado e baixar o Game CIH.

Uma vez aberto e concedido o acesso de superusuário, você pode abrir seu joguinho e verá um treco cinza no canto superior esquerdo. Basta meter o dedão lá e na lupinha que aparecer. Irão aparecer três opções, escolha “Input Number” e coloque a quantidade atual do que você quer mudar e o Game CIH irá procurar tudo o que tiver esse valor.

Geralmente ele vai achar uma porrada de coisa com o valor que você escolheu, então, você precisa voltar ao jogo e achar uma forma de modificar o valor que escolheu. Vá passar de umas fases, pegar grana ou qualquer coisa que altere esse valor. Depois volte ao Game CIH e utilize uma das opções abaixo:

  • ”=” se o valor não mudar
  • ”!” se o valor mudou
  • ”+” se o valor aumentou
  • ”-“ se o valor diminuiu
  • ir em “Input Number” caso queira colocar o valor exato

Repita o procedimento acima até ter apenas uma variável na lista ou um número bom pra tentar a sorte. Enfie o dedo na variável para alterar o valor. Em alguns casos, você precisará fazer alguma coisa que altere novamente o valor para ver o resultado na tela.

Depois de tudo certo, você pode ir no menu do Game CIH e desativá-lo para continuar jogando sem o cacareco cinza na tela (seu TOC agradece).

Pronto! Agora vá comprar as coisas do jogo e se sentir o Michael Jackson numa loja de brinquedos.

Olha, quando a esmola é demais…

Verdade! Agora vem a má notícia: não é tão fácil usar o Game CIH porque a estratégia varia e alguns jogos possuem alguns artifícios pra detectar se houve alteração nos valores. No Need For Speed eu consegui aumentar a grana de forma fácil, no Trial Extreme precisei alterar as moedas na fase usando meia dúzia de variáveis e no Jetpack Joyride… bem… não adianta nem fazer macumba porque o jogo é tão ruim que apaga qualquer coisa que você comprar, mesmo que você nunca tenha usado o Game CIH nele. Ah! Prepare-se, também, pra travar seus jogos (e até o celular) enquanto tenta modificar alguma coisa. (Depois não diga que eu não avisei, ein!)

Eu gosto de usar o Game CIH somente nos casos onde os upgrades são muito mais caros do que a grana que você vai conseguindo no decorrer do jogo. O Mini Motor Racing é um bom exemplo disso. O jogo é excelente, mas você ganha mais ou menos 300 dinheiros por corrida e precisa de uns 50 mil pra fazer um upgrade decente no seu carro. Faça as contas pra ver quantas corridas vai precisar ganhar pra poder colocar seu carro em condições de ganhar o campeonato (que tem mais ou menos 100 corridas). E o melhor: você vai precisar de pelo menos outro carro. O jeito é socar dinheiro na conta do desenvolvedor, mesmo depois de já ter pago pelo jogo.

Ah, não! Meu jogo é assim e ninguém vai ficar hackeando ele!

Caso você seja um desenvolvedor e queira proteger seu jogo de modificações externas, existem alguns truques:

  • Utilizar mais de uma variável para armazenar o valor
  • Utilizar uma variável de controle para saber se o valor foi alterado de fora do jogo
  • Utilizar uma fórmula para calcular o valor
  • Utilizar um conjunto de variáveis com regras definidas (“a” é menor que “b” e é duas vezes “c”, por exemplo)
  • Parar de querer me fazer de idiota e vender o jogo pelo preço que ele vale

Esconder o preço real do jogo na forma de vendas dentro dele (os in-app purchases) é uma péssima ideia (claro que falando na posição do jogador e não da conta bancária de quem desenvolve), principalmente quando o jogo já é pago. Eu acho legal ter versões com menos fases ou menos funcionalidades de graça e a versão completa paga. É lógico que os desenvolvedores e as empresas precisam lucrar com o jogo, ninguém perde tanto tempo produzindo um game por iluminação divina. Só acho que estão cobrando da forma errada.

Calma, rapaz! Tira o ódio do coração!

Mas isso é um saco! Eu pago pelo jogo e ainda tenho que pagar pra poder jogar direito?!?!? Não quero ficar pagando pra ter algo que eu deveria ter por mérito. Não sou contra os in-app purchases, sou contra as gambiarras usadas pra mascarar o preço do jogo.

Hoje os beneficiados não são os melhores jogadores, são os que tem mais grana pra torrar nos jogos.