Todos sabemos que as propagandas são uma interessante fonte de renda para os desenvolvedores. É comum vermos aplicativos de graça com propagandas para rentabilizar o esforço. O grande problema é que elas estão ficando muito intrusivas, sem contar que fazem o aplicativo consumir um pouco mais de bateria, a franquia do seu 3G e um pedaço da tela (que pode fazer muita diferença para os Androids de telas menores). A solução pra isso é remover as propagandas.

E como removemos as propagandas?

É bem simples. No seu celular, existe um arquivo que fica em /etc/hosts que atua como um resolvedor de endereços. Quando o aplicativo vai exibir uma propaganda que está hospedada no banners.vivilatina.com, ele precisa resolver esse nome em um endereço de IP. Se ele conseguir resolver pelo arquivo hosts, não irá procurar um serviço externo pra resolver o endereço. Vale lembrar que o arquivo está em uma área somente leitura, ou seja, você vai precisar rootear seu celular pra modificá-lo.

Então você quer dizer que é só eu fazer uma maracutaia nesse arquivo?

Exatamente! O arquivo hosts funciona como uma tabela, ou seja, bastaria você mapear o nome banners.vivilatina.com para um local fictício, eliminando as propagandas hospedadas nele. Ficaria algo mais ou menos assim:

127.0.0.1 banners.vivilatina.com

Isso fará o Android procurar a propaganda no próprio celular (para quem não sabe, o endereço IP 127.0.0.1 é usado para se referir ao próprio dispositivo). Obviamente não terá propaganda alguma hospedada no dispositivo e nada vai aparecer para te incomodar.

Tá, mas existem milhares de sites que hospedam as propagandas, vou ter que mapear todos na mão?

Não! Existe um aplicativo que faz o trabalho sujo pra você: o excelente AdAway! Ele cuida de tudo: baixa uma lista com os mapeamentos e os insere no arquivo hosts. Só não espere encontrá-los na Play Store, já que aplicativos desse tipo afetam a maior fonte de renda do gigante das buscas. Mas você pode encontrá-lo no F-Droid. Vá correndo baixar ele!

Ao abrí-lo, você verá uma tela bem simples:

Meta o dedão no botão que destaquei em vermelho e não será mais pentelhado por propagandas intrusivas. Infelizmente as propagandas normais também não irão aparecer. É chato remover uma fonte de renda de desenvolvedores competentes, mas, como algumas propagandas podem fazer você querer inventar a voadora por email, é uma boa solução.

UPDATE: Para os felizes usuários do Xposed, o módulo MinMinGuard também cumpre (e muito bem, por sinal) o papel de bloquear as propagandas. Ele utiliza outra forma pra isso (e se baseia no conceito de proxy do Xposed) e consegue até remover os espaços destinados a propagandas nos aplicativos.